Nelter Queiroz cobra pagamento de precatórios do Fundef e defende geração de empregos com construção de complexo eólico no Seridó

Durante pronunciamento nesta quinta-feira (18), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) cobrou do Governo do Estado o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). O benefício é destinado aos profissionais da Educação Básica da Rede Estadual que atuaram em sala de aula entre 1º de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2006, incluindo servidores ativos, aposentados, pensionistas e herdeiros.

Segundo o parlamentar, embora a União tenha repassado os recursos ao Estado no mês de julho, os beneficiários ainda não receberam. “É preciso que o governo implante o pagamento dos servidores da Educação, do Fundef, porque os recursos já entraram”, destacou.

Na mesma sessão, Nelter apresentou um pleito para que o Idema agilize a liberação de duas licenças ambientais pendentes da empresa Horizonte Energias Renováveis, permitindo o início da construção do Complexo Eólico Serra da Formiga, nos municípios de Caicó e Cruzeta. O empreendimento prevê seis parques eólicos, com potência total de 270 MW. “Esse pedido se arrasta há mais de três anos e apenas quatro licenças foram liberadas. Faço este apelo porque a empresa é de grande importância para a geração de emprego e renda em nossa região do Seridó”, reforçou.

Ao final, o deputado parabenizou prefeitos da região Seridó, em especial o prefeito de Caicó Dr. Tadeu e seu vice Toinho Santiago, pela realização dos festejos em honra a Senhora Sant’Ana, onde seu mandato destinou recursos para a festa em 2025. Ele citou levantamento da Fecomércio, que apontou uma injeção de R$ 145 milhões na economia caicoense durante os festejos deste ano. O parlamentar também destacou a relevância destas celebrações em Campo Grande, Currais Novos, Santana do Matos e no distrito Barra de Sant’Ana, em Jucurutu.